Investir em alarme de incêndio é algo fundamental. Ao fazer isso, busca-se preservar a vida das pessoas, bem como o patrimônio no qual o alarme está instalado. Com isso, pode-se reduzir os prejuízos no caso de um incêndio.
Antes de mais nada, deve-se ressaltar que há vários modelos de alarmes de incêndio. Cada um deles possui suas próprias características e modos de instalação. Assim, é preciso verificar quais são as necessidades do local, para saber qual o tipo de alarme atende melhor.
Contudo, independente do tipo de alarme de incêndio, é essencial que o item passe por testes e manutenções. Essas duas etapas são indispensáveis para assegurar o funcionamento correto do alarme.
No artigo de hoje, você confere como fazer os testes e manutenções de alarme de incêndio.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o teste e manutenção devem ser feitos em qualquer alarme. Não importa se ele está instalado em uma residência, um condomínio, prédio comercial ou área aberta. Se há um alarme, ele deve passar por essas etapas.
A princípio, confira todas as partes do alarme de incêndio para ver se elas estão boas ainda. Procure atentamente por qualquer tipo de problema visível, como, por exemplo, avarias, sinais de deterioração ou corrosão.
Essa primeira etapa é fundamental pois, ao notar um problema, é possível sinalizá-lo e corrigi-lo a tempo.
As baterias de alarme de incêndio tem um prazo de duração. Em certos casos, elas podem durar de 1 a 4 anos. Mas isso é algo que depende do modelo. Por isso, é preciso verificar nas especificações do produto o tempo de duração da bateria e fazer a troca conforme a orientação.
Ainda, há alguns itens que fazem parte do conjunto do alarme de incêndio que podem ter funcionamento a pilhas.
Então, é necessário fazer a conferência de baterias e pilhas para garantir o funcionamento correto do alarme.
O alarme de incêndio é um conjunto de diversas peças, muitas vezes. Os fios e conexões são apenas uma parte delas, mas são muito importantes.
Uma etapa primordial do processo é conferir se os fios e demais conexões estão operando corretamente. Veja se não há cortes, fios desencapados ou outros danos que podem comprometer o funcionamento do alarme.
Os testes também devem ser feitos periodicamente para garantir a eficiência do alarme de incêndio quando for necessário. Os testes são feitos nos sensores de chama, calor e fumaça.
Ao fazer os testes é possível observar se todas as partes do sistema estão em pleno funcionamento. Assim, essa é uma maneira de assegurar que em situações reais de incêndio tudo está dentro dos conformes.
Ainda, outro passo é conferir se a calibragem dos equipamentos está correta. Desse modo, assegura-se que o sistema conseguirá responder prontamente a alterações de temperatura ou de fumaça.
Se você quer prolongar a vida útil do alarme de incêndio, é preciso mantê-lo limpo de forma adequada. Utilize produtos indicados para esse processo. Retire a poeira, pó ou outros resíduos, os quais podem atrapalhar a saúde do sistema.
Ter um grande cuidado com a manutenção do alarme de incêndio não é um exagero. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Como diria o ditado popular, “o seguro morreu de velho”.
Ainda mais quando se trata de um item que pode ajudar a salvar vidas e diminuir prejuízos materiais e financeiros, o zelo é necessário. Portanto, uma dica valiosa é manter uma agenda de manutenção preventiva dos alarmes de incêndio.
Ao traçar um plano de manutenções periódicas, você assegura que essa etapa será feita no período correto. Ainda, evita correr o risco de deixar para depois e se esquecer de fazer a manutenção. Assim, monte um cronograma com a previsão de datas das manutenções.
Em conjunto as manutenções, é válido manter todos os documentos guardados. Isso contribui para a criação de um histórico de ocorrências com o sistema de alarme de incêndio.
Como resultado, essa organização auxilia os profissionais e a empresa responsável a entenderem os processos pelos quais o sistema passou. Ela pode, também, prever futuras necessidades do alarme de incêndio.
Como vimos, a testagem e manutenção de alarme de incêndio são essenciais para garantir o bom funcionamento do item. Em conjunto aos testes e manutenções, escolher um sistema eficiente e um alarme adequado às necessidades do local são medidas necessárias para prevenir incêndios e reduzir danos.
Por fim, vale a pena lembrar que cada alarme de incêndio pode exigir testes e/ou manutenções diferentes. Portanto, não se esqueça de verificar nas especificações do produto o que precisa ser feito. Essas informações costumam estar no manual de utilização do item. Além disso, é possível entrar em contato com a empresa responsável para esclarecer dúvidas.
O importante é, como visto anteriormente, garantir a segurança do patrimônio e de todos aqueles que circulam nos espaços em caso de incêndio. Assim, o alarme, neste cenário, atua como um dispositivo de grande relevância.
Ao adotar um sistema de alarme de incêndio em seu local, você busca proteger tudo e todos de maneira simples e segura.
Se você está procurando a melhor opção em alarmes de incêndio, a Wi-fire tem o que você precisa. Oferecemos uma solução rápida, garantindo qualidade e segurança em todas as etapas. Estamos a mais de 12 anos no mercado sempre inovando nas tecnologias e buscando melhorias nos produtos. O sistema Wi-fire é um dos poucos preparados para trabalhar em conjunto com portarias virtuais!
Entre em contato com um de nossos engenheiros agora mesmo para conhecer mais dos produtos Wi-fire e como instalá-los em sua residência ou comércio.